PRINCIPAL   SOBRE O SAAE   FALE CONOSCO  
Análise de Efluente
Sistema de Água
Sistema de Esgoto
Sobre o SAAE
Dados Metereológicos
Unidades
Educação Ambiental
Dicas e Informações
Documentos
Fale com o SAAE
Licitações
Editais
Notícias
Vídeos
Jornal do SAAE
Sistema de Água

Tratamento da Água


A construção de um sistema completo de abastecimento de água requer muitos estudos.

Para iniciar-se os trabalhos, é necessário definir-se:

• a população a ser abastecida;
• a taxa de crescimento da localidade a ser atendida e
• suas necessidades industriais.

Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de água tratada.

Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades:

• captação
• adução
• estação de tratamento
• reservação
• redes de distribuição
• ligações domiciliares.
 

Captação

 

          A seleção da fonte abastecedora de água é processo importante na construção de um sistema de abastecimento.Deve-se, por isso, procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação.

 

A captação pode ser superficial ou subterrânea.

A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento.Se por bombeamento, uma casa de máquinas é construída junto à captação.Essa casa contém conjuntos de motobombas que sugam a água do manancial e a enviam para a estação de tratamento.

A subterrânea é efetuada através de poços artesianos, perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos.Essa água também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações.A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez.

O Tratamento da água de captação superficial  é composto pelas seguintes fases:

• Oxidação

O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.

• Coagulação

A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes, têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado.

• Floculação

Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.

• Decantação

Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques.

• Filtração

A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação.
Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante.

• Desinfecção

A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro.
Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

• Correção de pH

Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH.

• Fluoretação

Finalmente a água é fluoretada, em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde.
Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor (ácido fluossilícico).
Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.

 

captação subterrânea

No Tratamento da água de captação subterrânea  a água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas a desinfecção com cloro. Isso ocorre porque, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.


Reservação


A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades:
• manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema;

• atender às demandas extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo (na hora do almoço, por exemplo).
Quanto à sua posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados.

Redes de distribuição

Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição.
Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para locais mais altos.

Muitas vezes, é preciso construir estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com pressão em excesso, são instaladas válvulas redutoras.

Ligações domiciliares


A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar às torneiras.

Para controlar, medir e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel, instala-se um hidrômetro junto à ligação.
A tarifa mínima do SAAE dá direito a um consumo residencial de 6.000 litros de água por mês.

Ultrapassar esse limite, a conta de água é calculada sobre a quantidade de litros que foi consumida e registrada pelo hidrômetro.

A ÁGUA É UM RECURSO NATURAL QUE DEVE SER UTILIZADO COM RACIONALIZAÇÃO , SEM DESPERDÍCIOS.

 
 SERVIÇOS ONLINE
    Espaço do Fornecedor
    Portal da Transparência
    Publicações Oficiais
    2ª Via de Conta
 LINKS ÚTEIS
    ASSEMAE
    Câmara Municipal de Luz
    COMUSB
    Prefeitura Municipal de Luz
    Projeto Jorginho
    SNIS-Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
 VISITE A ETE
Clique e saiba como agendar sua visita!
 DICAS DE ECONOMIA
Veja como alguns hábitos podem economizar bastante com água e ainda ajudar a preservar o planeta!
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conheça o programa de educação ambiental.
 TABELA DE PREÇOS
Saiba quanto custa a água que você utiliza. Clique e acesse a tabela de preços.
Saae - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153 - Bairro Monsenhor Parreiras
Centro Administrativo
Luz - MG - CEP 35595-000
ATENDIMENTO SAAE
(37) 3421-2019
Desenvolvimento: