PRINCIPAL   SOBRE O SAAE   FALE CONOSCO
Editais
Jornal do SAAE
NOTÍCIAS SAAE » Visualizar Notícia
 10/04/2018 - Mau uso das redes coletoras causam problemas aos moradores e ao meio ambiente
As redes coletoras de esgoto estão dimensionadas para conduzir às estações de tratamento apenas o esgoto doméstico resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. Materiais como plásticos, panos, pedaços de madeira, entulho de construção e óleo de cozinha não devem ser descartados na rede coletora. Quando são, causam entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamentos nas ruas e nos poços de inspeção (local onde é feita a manutenção e limpeza das redes).

“Os maiores problemas de operação do sistema de esgoto são provocados pelas pessoas que deixam entrar na tubulação coisas que nunca deveriam estar lá., o material lançado inadequadamente nas redes se acumula, tranca o fluxo do esgoto e acaba ocasionando extravasamentos nos pontos mais baixos da rede ou, até mesmo, refluxo para dentro dos imóveis.
Um mau exemplo do uso da rede coletora ocorre com o óleo de cozinha. Junto com outros materiais como panos, plásticos e cabelos, formam uma crosta que entope a tubulação. Por isso, o óleo deve ser separado e pode ser destinado para instituições ou pessoas que o utilize como matéria-prima para fazer sabão e detergente. Os cabelos também não devem ser jogados em ralos, pias e vasos sanitários. E a orientação é para que cada imóvel tenha sua caixa de gordura e que os responsáveis façam manutenção e limpeza periódicas para evitar transtornos.

Todos os materiais que não fazem parte do esgoto, quando coletado na rede coletora, além de causar vários problemas até a sua chegada nas estações elevatórias causam uma depreciação nos equipamentos que fazem o bombeamento, para a estação de tratamento.

Figura 1: Sistema de bombeamento da elevatória da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
de Luz entupida devido ao mau uso.

Figura 2 e 3: Bomba entupida com cabelo, tecido, plástico e estopa.

TRABALHO PREVENTIVO

Periodicamente, a SAAE faz as vistorias preventivas nas de redes coletoras de esgoto do município. No trabalho são identificados e corrigidos os pontos comprometidos e que podem obstruir a rede e pôr em risco a qualidade ambiental da cidade. Nas manutenções preventivas são usadas ferramentas e caminhão de hidrojato que ajudam a limpar as redes e melhoras o fluxo do esgoto ate a estação de tratamento de esgoto.

Com a vistoria , as equipes conseguem identificar, de forma precisa, os pontos que necessitam de intervenção, de conserto e o local correto onde se encontra o problema. Quando o ponto vistoriado apresenta entupimento, os empregados retiram o material mais pesado e denso e, na sequência, injetam a água com pressão para limpar e desobstruir o local e impedir que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis. O SAAE estará realizando vistorias nas residências para fiscalizar se as ligações estão de acordo com as normas estabelecidas para o padrão SAAE.

Os imóveis em que a ligação não estiverem totalmente de acordo com o padrão serão notificados e têm prazo para a regularização. Essas visitas têm por objetivo melhorar a eficiência do sistema de esgoto sanitário e a qualidade ambiental da cidade.

Para o bom funcionamento da rede de esgoto, fique atento a essas dicas:

Deve ir para a rede de esgoto:

• água de banho e descarga;
  • água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque;
  • ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço;
  • água de máquinas de lavar roupas e louças;
  • água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.

Não deve ir para a rede de esgoto:

• água da chuva;
  • papéis e panos;
  • restos de comida;
  • óleo de cozinha;
  • cigarros;
  • plásticos;
  • cabelo; fraldas, absorventes e preservativos;
  • outros objetos que possam entupir o encanamento.
 SERVIÇOS ONLINE
    Espaço do Fornecedor
    Publicações Oficiais
    2ª Via de Conta
 LINKS ÚTEIS
    ASSEMAE
    Câmara Municipal de Luz
    COMUSB
    Prefeitura Municipal de Luz
    Projeto Jorginho
    SNIS-Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
 VISITE A ETE
Clique e saiba como agendar sua visita!
 DICAS DE ECONOMIA
Veja como alguns hábitos podem economizar bastante com água e ainda ajudar a preservar o planeta!
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conheça o programa de educação ambiental.
 TABELA DE PREÇOS
Saiba quanto custa a água que você utiliza. Clique e acesse a tabela de preços.
Saae - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153 - Bairro Monsenhor Parreiras