PRINCIPAL   SOBRE O SAAE   FALE CONOSCO
Jornal do SAAE
NOTÍCIAS SAAE » Visualizar Notícia
 23/08/2013 - SAAE soluciona problema da água do distrito de Esteios

No ultimo dia 21, a autarquia responsável pelo tratamento e distribuição da água
 no distrito concluiu a instalação do filtro para a remoção de ferro e manganês
 que sujava a água e tirava o sono dos moradores

Em 2010, através da Codevasf, a Prefeitura Municipal de Luz construiu um novo sistema de abastecimento de água no distrito de Esteios, quando foram investidos quase R$ 800 mil nas instalações. Mas, somente em 2012 com a perfuração de um novo poço artesiano e a cobrança de tarifas o problema da falta de água no distrito começou a ser resolvido. Porém, com o aparecimento de água com coloração escura nas torneiras, os usuários passaram a cobrar uma solução do problema por parte da autarquia responsável pelo tratamento e distribuição de água na comunidade: SAAE – Serviço de Água e Esgoto de Luz. Inclusive, foi realizada uma coleta de assinaturas dos moradores que, posteriormente, foi entregue pelo líder do movimento, Odair José, ao Ministério Público Estadual.

Ainda em 2012, através de análises laboratoriais foi identificado a causa do problema sendo detectado uma grande presença de ferro na água que abastece o distrito. A partir da constatação do problema, o SAAE passou a tentar de todas as formas a solução do problema, pois, além da insatisfação dos moradores, sofria também pressão da Câmara Municipal, especialmente do vereador Marcos Diretor.

De acordo com o diretor administrativo do SAAE, Dálcio Cristiano Chaves, desde o início do ano os responsáveis pela ETA de Esteios vinham adicionando ao tratamento um produto para melhorar a aparência da água o que realmente ocorreu, mas não solucionou a contento o problema.

“Nós do SAAE sempre entendemos as reclamações dos moradores e também do vereador Marcos Diretor. Mas vale ressaltar que em nenhum momento deixamos de correr atrás da solução do problema, sabíamos que, mesmo diante das dificuldades, conseguiríamos”, disse Dálcio.

Segundo o diretor Dálcio Chaves, a turbidez na água causada pela presença do ferro foi finalmente resolvida na quarta-feira (21), com a instalação de um filtro que retira o excesso de ferro da água tornando-a cristalina.

Água antes e depois do tratamento

“É bom lembrar que o ferro é um problema característico da nossa região. Mas, acreditamos que com os investimentos de aproximadamente R$ 50 mil utilizados na aquisição e instalação do equipamento, o problema está definitivamente resolvido no distrito de Esteios e no povoado do Brejinho”, ressalta o diretor, afirmando que antes adquirir o filtro, foi feito uma visita ao SAAE de Itaúna onde há mais de cinco anos o equipamento funciona perfeitamente.

Procurado pela reportagem do Jornal Visão, o vereador Marcos Diretor disse estar contente com a solução do problema da água no distrito de Esteios. O democrata ressaltou ainda que está na Câmara a serviço do povo, por isso sempre cobrará melhorias para o município.

“Fico feliz em saber que o SAAE resolveu o problema dos moradores de Esteios ao instalar o filtro que deverá dar mais qualidade a água usada por eles. É bom esclarecer que não sou oposição como muitos pensam, apenas defendo e cobro os interesses da população, afinal, foi para isso que fui eleito. Mesmo porque acredito muito nessa administração e, consequentemente no SAAE”, explicou o democrata.

SERVIÇOS ONLINE
    Espaço do Fornecedor
    Publicações Oficiais
    2ª Via de Conta
 LINKS ÚTEIS
    ASSEMAE
    Câmara Municipal de Luz
    COMUSB
    Prefeitura Municipal de Luz
    Projeto Jorginho
    SNIS-Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
 VISITE A ETE
Clique e saiba como agendar sua visita!
 DICAS DE ECONOMIA
Veja como alguns hábitos podem economizar bastante com água e ainda ajudar a preservar o planeta!
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conheça o programa de educação ambiental.
 TABELA DE PREÇOS
Saiba quanto custa a água que você utiliza. Clique e acesse a tabela de preços.
Saae - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153 - Bairro Monsenhor Parreiras